Na cidade ao lado
- Martha Gonçalves
- 11 de abr. de 2016
- 3 min de leitura
Pelotas, interior do Rio Grande do Sul, 300.000 e alguns habitantes. Cidade universitária que protagoniza uma das cenas mais bonitas, acredito que de todo o Brasil, referente ao rap. Os bailes e shows refletem a energia da cidade e o orgulho de nossos artistas. Cada dia mais as portas se abrem para o rap ao reconhecerem o potencial dessa cidade pequena, mas que hoje é um imenso polo cultural produtor de talentos. A Sweet Home, como foi apelidada pelos mcs pelotenses, hoje é um centro de eventos de rap constante, que ocupa desde as ruas até as maiores casas de show. São diversos os mcs e deejays que enchem os corações de orgulho e conquistam admiradores por aqui. O sentimento não é só de ídolo e de fã, é de amizade. Uma torcida constante pelo sucesso dos nossos, uma satisfação ao ver os projetos se concretizarem.
Zudizilla lançou seu terceiro álbum, de nome "Faça A Coisa Certa", no início de 2016. Com participações de Henrique Fuentes, Pok Sombra, Zilla Sonoro, entre outros, o álbum repercutiu pelo Brasil todo e foi escolhido por diversos sites como um dos melhores cds do ano. O artista apresentou o disco para Pelotas no último dia 2 de abril em um baile histórico que reuniu e emocionou todos que estavam no local. Além disso, Zudizilla já está sem São Paulo para fazer parte do time de artistas que passará um mês criando e produzindo dentro dos estúdios da Red Bull.
Esse link mostra o vídeo teaser que passa a ideia do álbum. Veja a conversa da Plataforma Palpite com o artista antes do lançamento do álbum: https://plataformapalpite.wordpress.com/2015/11/27/faca-a-coisa-certa/
Videoclipe produzido pela marca Mess Lifestyle dos mcs pelotenses Pok Sombra e Zudizilla com o carioca Shawlin, lançado há seis meses. Pok Sombra é produtor e mc, reconhecido nacionalmente. Fez diversas participações e parcerias ao longo do país, com Zero Grau Kingz, Dario, O.C.L.A, Kamau (que será lançado em seu próximo cd) e os pelotenses Bova, Banca CNR, MP Crew, Fill, Dirty Lion, etc.
Dirty Lion (Garcez DL) se aproxima do reaggae, e tem um estilo diferente. Canta a natureza, canta seus ideais e não esconde seu tom revolucionário. Já fez diversas parcerias ao "mochilar" pelo Brasil, participou do cd do Marcello Gugu na faixa "Nomes de meninas" e canta a música "Quantas Milhas Mais" com Nando Vianna.
"Dragão e o cavaleiro" é uma das músicas mais conhecidas de Fill. Com uma produção profissional de Maciel Fischer e com uma atuação exemplar de Fill, o videoclipe deu outra direção para as produções de videoclipes de rap em Pelotas. Agora, Fill está prestes a lançar mais novidades e já tem show marcado para sua volta aos palcos; abrirá o show do Cacife Clandestino (maio) e do Racionais MC's (junho) em Pelotas.
Primeiro videoclipe de Johnguen que foi lançado há seis meses em uma vernissage na loja Mercado Skate Shop, produzido pela CrewAtive CoolStuff. Johnguen lançou há nove meses o EP Disco Amarelo, que veio carregado de críticas ácidas e mensagens que representam o cotidiano da periferia.
Faixa do primeiro EP de Bova, chamado "Bova nus Corre" que foi lançado no início de 2016. Bova, além de rimar, é produtor dos bons, e produz beats que embalam a voz de diversos artistas.
Mais novo EP de Guilherme Martins (Guigo), lançado há cinco meses. No momento, Guigo está focado em um projeto que virá com toda força de nome "Clássicos", em parceria com o mc e produtor Bova.
CNR é o grupo de rap mais antigo da cidade que ainda exerce atividade. "Coração na Forca" foi lançado há três anos mas continua atual, e sua letra é conhecida por multidões que cantam o refrão incansavelmente ao lado do grupo. Para conhecer á fundo o rap pelotense é importante ouvir o trabalho da CNR e suas abordagens nas músicas.
Mais novo lançamento do rapper Dime com os amigos Bova e CJ. A faixa "Estado de Consciência" traz uma reflexão sobre alienação que cabe muito aos dias atuais na era da comunicação. Dime está focado em seu primeiro EP de nome "Matemática dos Caos", que já está sendo esperado com muita expectativa.
Mais novo videoclipe do grupo MP Crew, com participação de Pok Sombra e Erreap. O videoclipe tem a produção diferenciada de Lucas Miranda, com cenários e atrizes convidadas. O som do grupo se aproxima do eixo Rio-São Paulo, com um estilo de som diferente dos demais.
Essa seleção de vídeos e músicas mostra apenas uma porcentagem dos diversos talentos de Pelotas. Para conhecer mais, acompanhe o trabalho dos mcs em suas páginas no Facebook. Além disso, na Plataforma Palpite buscamos fazer uma atualização constante da cena Pelotense (rap, grafitti, skate...), atualizando o blog com as novidades dos talentos locais. E, se tiver a oportunidade, não deixa de dar uma passada em Pelotas pra conhecer essa cidade que transborda cultura!
Martha Gonçalves (Plataforma Palpite) marthamsg@hotmail.com
Comments